Você sabe o que é responsabilidade compartilhada? É quando diversos setores da sociedade têm diferentes funções em torno de uma questão comum a todos.

A gestão do lixo é um exemplo de responsabilidade compartilhada.

O acúmulo de resíduos em ruas, rios e praias, que está se tornando um problema cada vez mais preocupante para o ser humano e principalmente para o meio ambiente, é um problema de todos – poder público, indústria, varejo e da população. Quando uma dessas partes deixa de cumprir suas funções, o meio ambiente padece.

Por exemplo:

• Se a indústria deixa de fabricar produtos recicláveis, como são os plásticos, ou adotar produtos de baixa qualidade, que são inutilizados com maior facilidade, isso gera problemas ao meio ambiente – e muitas vezes ao bolso. A solução para esse problema inclui boas práticas de consumo e reciclagem desses resíduos, o que contribui à preservação do meio ambiente.

- Adote produtos recicláveis em seu dia a dia. Os plásticos, além de seguros, higiênicos, práticos e acessíveis, são 100% recicláveis podendo ser transformados em novos produtos ao final de sua vida útil.

• A questão as sacolas plásticas é um claro exemplo em que o varejo pode fazer a sua parte. Quando os supermercados optam por oferecer ao consumidor as sacolinhas feitas dentro de norma técnica, ela garante o direito da população à embalagem, garante que essa embalagem possa ser usada em sua totalidade sem rasgar ou arrebentar com o peso das compras e que elas possam ser reutilizadas mais vezes. Ou seja, reduz o desperdício e promove a reciclagem.

• Se as pessoas deixam de fazer a sua parte, também teremos problemas. Resíduos embalados incorretamente e o descarte de produtos em lugares impróprios, como em ruas e bueiros, das cidades são um dos principais fatores que contribuem para a formação de alagamentos e proliferação de doenças. Para que isso não aconteça, o descarte correto e consciente deve ser seguido por todos os setores que compõem a sociedade.

• Se o poder público deixa de cumprir sua função de coletar resíduos nas cidades e de praticar a coleta seletiva e destinar para reciclagem, os impactos ao meio ambiente podem ser imensuráveis. Além de causar problemas urbanos, como enchentes e doenças, esses resíduos podem ir acabar parando em rios, lagos e mares afetando animais e seres humanos.

Muitos acham que a solução para todos esses problemas é o banimento dos produtos que estão poluindo os mais diferentes ecossistemas, porém não é assim, a educação ambiental é o ponto chave para que possamos conscientizar as pessoas que reciclar e reutilizar são muito mais vantajosos do que simplesmente banir.