“A ação de cada um, unida à ação do outro, transformando coletividades” foi o tema da palestra de Miguel Bahiense, presidente da Plastivida e Instituto do PVC, realizada no dia 30 de novembro, na 30ª Feira do Livro de Farroupilha (RS).

Bahiense falou sobre como essas entidades atuam nas diversas esferas da sociedade (indústria, varejo, poder público, academia, consumidores e formadores de opinião) para difundir os benefícios dos plásticos à vida moderna, suas qualidades técnicas e ambientais, versatilidade e reciclabilidade, além de esclarecer, a partir de dados científicos, pesquisas e estudos, os mitos e fatos sobre esses produtos.

“As pessoas são a base e a essência das ações”, afirma o executivo. Segundo ele, é a partir da sensibilização da sociedade, formando uma rede de cooperação, que a sustentabilidade será alcançada no sentido pleno da palavra.

“Acreditamos que a responsabilidade pelo consumo consciente e pela gestão dos resíduos pós-consumo, preservando o ambiente e o bem-estar social, são responsabilidades que todos devemos compartilhar”, afirma Bahiense. E completa: “somente pelo diálogo é que vamos envolver a sociedade a fim de transformar a relação dela com os plásticos”.

A 30ª Feira do Livro de Farroupilha é realizada pela Prefeitura Municipal de Farroupilha e o Sesc. A participação de Miguel Bahiense no evento foi a convite do Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Nordeste Gaúcho (Simplás).