Nós e o plástico

Eu sou o que faz parte do seu dia, todos os dias. Sou parte do seu copo d’água no trabalho, da sua ida ao supermercado, sou o que você encontra na sua geladeira - por dentro e por fora dela.

Eu não vou quebrar por qualquer descuido seu, não vou deixar sua comida cheirando mal, e, pode confiar, eu posso até ser a melhor opção de presente para o seu bebê.

Eu sou o que deixa os objetos mais leves. Sou a melhor escolha para os seus exames médicos. Não vou deixar nada te contaminar.

Lembra quando você comprou sua tevê nova? Fui eu que a protegi até ela chegar à sua sala. E, ainda, depois disso, você se divertiu estourando as minhas bolhas.

O meu tempo de duração pode ser de apenas alguns segundos, alguns meses, anos ou, quem sabe, uma eternidade. Mas a diferença não está só no tempo que eu vou durar, mas aonde eu vou estar depois disso tudo. E, claro, esta história depende de você. Porque, você me criou e agora... eu estou nas suas mãos!

Você já me viu de muitas formas.

Já viu o meu lado mais frágil e o meu lado mais forte. Eu sei que posso ajudar a sua vida e a vida de um mundo inteiro a ser mais segura, prática e confortável.

Tem outra coisa importante que precisa saber sobre mim: eu não chego a lugar nenhum sem você. Nem a mares, nem a ruas, nem a florestas...

No fim das contas, eu só fui parar lá porque você não sabia o que fazer comigo. Porque você achou que poderia me usar e jogar fora. Mas, vamos combinar: não existe jogar fora, porque não existe lado de fora. O lado de fora é este planeta: onde você vive e eu também.

Com você, eu quero chegar a lugares melhores. Quero ser usado do jeito certo. Reutilizado se for preciso. Reciclado quando possível. Posso passar pela mão de um monte de gente, eu não ligo.

Tudo isso porque eu sei que a minha função neste mundo é importante para muita gente. E sei que a gente pode transformar a nossa relação em algo muito mais sustentável.

Educação Ambiental

A agenda ambiental ganha cada vez mais relevância na sociedade em geral e com os formadores de opinião. É por meio da educação ambiental e da informação correta que se torna possível o entendimento sobre os benefícios dos produtos e sobre as boas práticas de uso e descarte, promovendo, assim, ganhos sociais econômicos e ambientais.

A Plastivida utiliza a educação ambiental como ferramenta fundamental para disseminar os benefícios dos plásticos para a sociedade e o meio ambiente.

Palestras: Para diversos públicos e em todo o Brasil, essas palestras têm o objetivo de ampliar o conhecimento da sociedade sobre as características que fazem dos plásticos produtos indispensáveis na vida, assim como seus usos responsáveis e suas possibilidades de reciclagem.

Exposições: Organizamos e promovemos diversas exposições pelo país, levando o conhecimento à população e ao próprio setor produtivo, sobre a importância dos plásticos no desenvolvimento e bem-estar social. Apresentamos tudo sobre suas características e suas inúmeras aplicações, como na medicina, construção, saneamento, transportes, agricultura, entre outros.

Eventos: Promovemos e participamos de eventos que ressaltam a importância dos plásticos, seu consumo e descarte adequados. São encontros com entidades setoriais, eventos ligados à moda, educação, decoração, eventos com jornalistas, entre outros.

Educação nas escolas: A Plastivida tem atuado nas escolas de todo o Brasil, com o objetivo de promover as características e qualidades dos plásticos para a vida das pessoas, difundir as boas práticas de consumo e descarte e a importância da reciclagem.

Escola de consumo responsável: Criada a partir do exemplo das sacolas plásticas, a Escola de Consumo Responsável tem como objetivo disseminar as boas práticas de consumo, reutilização e descarte adequados de produtos.

A Escola de Consumo Responsável é uma ferramenta online que pode ser acessada em todo o Brasil, gratuitamente.

Foi projetada a partir de ferramentas de educação à distância e conta com módulos específicos com vídeos aula para educadores, estudantes, profissionais do varejo e gestores de meio ambiente. Nosso objetivo é que todos tenham acesso à educação ambiental e sejam multiplicadores dos conceitos de boas práticas de uso e descarte corretos.

http://escoladeconsumoresponsavel.org.br/

Projeto em Belo Horizonte: Em Minas Gerais, a Plastvida estabeleceu uma parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte e a Inova BH voltada para a área de educação, com o objetivo de disseminar os benefícios dos plásticos, a educação ambiental e contribuir para as boas práticas de consumo responsável, descarte correto, reutilização e reciclagem.

A parceria promove uma série de ações que englobam as escolas, os alunos, professores e a comunidade. A primeira delas foi realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Solar Rubi.

Os alunos – mais de 700 crianças - participaram de palestras sobre as propriedades dos plásticos, suas aplicações, sua contribuição na vida das pessoas, o funcionamento do processo de reciclagem, além de diversas oficinas, como artesanato com materiais reutilizáveis, gerenciamento de resíduos, uso consciente de recursos, entre outras.

A segunda fase do projeto incluiu a capacitação de professores da rede pública de Belo Horizonte para serem agentes disseminadores dos conceitos de educação ambiental, nas escolas e nas comunidades.

Na etapa seguinte, a prefeitura de Belo Horizonte também participa, promovendo a coleta de materiais recicláveis, tendo as escolas, inicialmente a Solar Rubi, como ecoponto.

Com o engajamento de toda a comunidade local, o projeto leva educação ambiental e desenvolvimento social e econômico à região.