A Análise do Ciclo de Vida é uma avaliação do impacto ambiental de um determinado produto, desde sua extração, até sua destinação final, passando por todas as etapas.

Essa avaliação é muito utilizada para comparar o impacto ambiental de diferentes produtos com similar função e considera materiais utilizados, consumo de água e energia em cada fase da “vida” do produto, em determinado ambiente (condições de clima, temperatura, quantidade de matéria prima disponível na região ou se água, etc).

Muitas vezes acredita-se que determinado produto é ambientalmente menos impactante que outro, quando na verdade não é. O que vai realmente comprovar qual o produto de menor impacto ambiental é a Análise do Ciclo de Vida.

Exemplo disso são as sacolas plásticas. Estudo encomendado do governo britânico sobre o impacto ambiental de diversos tipos de sacolas comprovou que as sacolinhas plásticas são as mais sustentáveis. Mostrou que a sacolinha de plástico tem melhor desempenho ambiental em 8 das 9 categorias avaliadas e que apresenta a menor geração de CO2 em seu processo produtivo, além de consumir menor quantidade de matéria-prima frente às outras opções.

Veja o estudo completo:

http://goo.gl/UJUNdU