MENTIRA 1: os plásticos contaminam o meio ambiente

Os plásticos são atóxicos e inertes e protegem o meio ambiente. Impedem contaminações dos solos e lençóis freáticos, evitam erosões, canalizam esgotos e preservam a água que consumimos.

Nos últimos 20 anos, o peso médio das embalagens e de centenas de utilidades caiu pela metade por terem em sua composição plásticos. Com isso, cai a emissões de dióxido de carbono (destruidor da camada de ozônio e gerador do efeito estufa) no transporte desses produtos, por serem estas mais leves e exigirem menos combustíveis.

O uso do plástico também nos veículos torna-os mais leves, diminui o consumo de combustíveis e gera menos emissões. Um automóvel médio produzido no Brasil, por exemplo, leva cerca de 60 quilos de plásticos em sua composição.

Os plásticos também reduzem o consumo da energia usada no aquecimento das casas e, consequentemente, diminuem as emissões de gás carbônico. Esse benefício pode ser comprovado, por exemplo, na engenharia e na arquitetura, com aplicações que vão desde janelas, isolamentos térmicos e acústicos, esquadrias, entre outros, o que representa uma redução significativa no consumo de energia.

MENTIRA2: os plásticos causam doenças

Os plásticos são seguros e não causam doenças. Existem inúmeros estudos científicos que esclarecem e comprovam que as substâncias que compõem os plásticos são seguras à saúde humana. Ainda assim, órgãos de saúde e vigilância regulamentam o uso desses produtos, garantindo a saúde das pessoas.

Uma das principais funções dos plásticos é de proteger. Protegem os alimentos, desde o campo, até a mesa, mantendo sua integridade e qualidade, reduzindo perdas e trazendo benefícios à saúde e ao bolso.

Os plásticos também estão presentes na distribuição da água que bebemos. O uso de tubulações de plásticos garante a potabilidade da água nos protegendo contra doenças como cólera, diarréia, esquistossomose. Da mesma forma, os plásticos são os principais produtos do saneamento básico, pela eficiência e custo-benefício.

Sinônimo de qualidade de vida, a medicina também se utiliza amplamente de plásticos para manter a higiene e criar soluções para salvar vidas, utilizando desde seringas até os modernos corações artificiais. Além de gerar melhoria na qualidade de vida, estes itens têm aumentado a expectativa de vida da população.

MENTIRA 3: os plásticos são inimigos da sustentabilidade

Sustentabilidade significa equilibrar os benefícios sociais, econômicos e ambientais. Os plásticos cumprem essa função em suas aplicações e quando descartado corretamente. Características como versatilidade, maleabilidade, durabilidade e excelente custo/benefício, além de serem 100% recicláveis, fazem com que os plásticos estejam cada vez mais presentes nos mais variados segmentos (transportes, construção, saneamento, medicina, agricultura, embalagens, entre outras), trazendo benefícios econômicos, sociais e ambientais.

MENTIRA4: conseguimos viver sem os plásticos

É impossível imaginar a vida moderna e o desenvolvimento sem os plásticos. Protegem os alimentos garantido durabilidade e evitando desperdício. Garantem potabilidade da água. Protegem a saúde em aplicações que vão desde o simples band-aid, passando pelos utensílios descartáveis (bolsas de sangue e soro, cateteres, seringas) até os modernos corações artificiais, aumentando a expectativa de vida da população.

Ajudam na democratização da informação e da tecnologia: hoje a população tem acesso a muitos equipamentos (celulares, computadores, tablets) devido aos plásticos e seu custo-benefício. Isso sem falar nas novas tecnologias em que os plásticos são fundamentais, como por exemplo, as impressoras 3D que começam a se popularizar no mercado de várias formas e para várias aplicações. Outros exemplos podem ser vistos na medicina, construção, agronegócio, entre tantos segmentos.

MENTIRA 5: Isopor® e PVC não são recicláveis

Muitos pensam que o EPS (sigla internacional do Poliestireno Expandido, popularmente conhecido no Brasil como Isopor®, marca registrada) e o PVC não são materiais recicláveis. Muitos nem sabem que esses materiais são plásticos.

Pois são plásticos e 100% recicláveis. Os dois materiais são encontrados em aplicações de longa duração (como os canos e tubos de PVC e o EPS aplicado em isolamento de ambiente, por exemplo), ou seja, que são reciclados com menor frequência. Porém, ambos são recicláveis e devem ser levados juntamente com os plásticos na hora da coleta seletiva.

Hoje o Brasil conta com índices de reciclagem de plásticos equivalentes aos da União Europeia. Porém, esses números podem melhorar a partir da separação dos materiais recicláveis. Por isso, a informação correta é tão importante.

MENTIRA 6: os plásticos levam 400 anos para se decompor

Não há uma estimativa exata para o tempo de decomposição dos plásticos, porém esse assunto sempre é abordado quando se trata de descarte incorreto.

A questão é que os plásticos não devem estar na natureza, assim como nenhum outro produto, com maior ou menor tempo decomposição. Devem ser destinados corretamente à reutilização ou reciclagem.

MENTIRA 7: substituir os copos plásticos por copos de outro material é mais sustentável

Em Avaliação do Ciclo de Vida comparativa entre copos plásticos descartáveis e reutilizáveis, realizada pela ACV Brasil, aponta que copos descartáveis apresentam melhor performance no uso de água e energia que os reutilizáveis

No quesito uso de água, o estudo apontou que, cada copo descartável consumiu, desde sua produção até seu descarte e reciclagem, 26 ml, contra 232 ml de cada copo reutilizável lavado mecanicamente (em máquinas de lavar). Levando em consideração a lavagem manual, o consumo de água por copo reutilizável sobe para 1,2 litros (1.200 ml).

Já em relação ao gasto energético, o uso do copo descartável em todo o seu ciclo de vida é de 6,66 WH/copo contra 16,01 WH/copo reutilizável referente somente à etapa da lavagem mecânica.

MENTIRA 8: plásticos poluem

Os produtos de plástico são inanimados, ou seja, não andam, não se jogam nos mares, não fazem nada sozinhos. Ações de educação ambiental, aliadas à coleta de resíduos garantem que os plásticos, assim como outros materiais como pneus, bitucas de cigarro, objetos velhos, etc, não acabem jogados na natureza, e sim, que tenham destinação adequada. Reduzir o desperdício, Reutilizar e Reciclar são pontos importantes a serem lembrados nesse processo.

MENTIRA 9: produtos fabricados com plásticos reciclados não têm valor agregado

São inúmeros os produtos que podem ser feitos a partir da reciclagem de plásticos e com excelente qualidade.

Poucos sabem, mas grande parte dos carpetes e forrações dos carros são feitos de PET reciclado. Assim como tecidos, camisetas esportivas e outros materiais.

As pessoas nem imaginam também o que se pode fazer com o EPS (popularmente conhecido no Brasil como Isopor®). Quando reciclado, ele pode ser transformado em rodapés, molduras para quadros, entre outros objetos de decoração, por exemplo.

Livros são feito de plásticos reciclados e o resultado é material de altíssima qualidade e durabilidade.

A chamada Madeira Plástica também é feita de plásticos reciclados e, além de visualmente igual à madeira, é excelente para uso em locais abertos, sujeitos às interpéries.

Enfim, reciclar os plásticos, além de sustentável, é um bom negócio.

MENTIRA 10: os plásticos não devem ser usados em embalagens para alimentos

Por ser atóxico e inerte, além de extremamente versátil em aplicações diversas, texturas, tamanhos e variações de cores, o plástico ganha destaque quando o assunto é embalagem. Leves, resistentes, flexíveis e versáteis, apresentam, ainda, excelente relação custo/benefício.

Além de suas qualidades de armazenagem dos produtos, garantindo aumento da vida útil e redução de desperdício, as embalagens plásticas também conferem leveza na hora do transporte, o que faz com que haja redução de consumo de combustível e consequentemente das emissões veiculares.