Chamar a atenção para a importância da reciclagem de resíduos sólidos, com ênfase no Isopor, é o objetivo da II Mostra da Escola Particular que aconteceu nos dias 20 e 21 de maio, no Palladium Shopping Center, de Ponta Grossa.
Promovido pelo Sinepe/PR, com apoio do shopping, a exposição apresentou trabalhos em maquetes, vídeos e textos criados pelos alunos do Projeto Planeta Reciclável® nos Campo Gerais. Com potencial de reciclagem pouco difundido, o Isopor, nome popular do poliestireno expandido, é uma matéria-prima nobre e deve ser descartada como papel, vidro, metal e plástico.
Para trabalhar a conscientização da importância do Isopor e da sustentabilidade entre os alunos das instituições particulares de ensino, o Projeto Planeta Reciclável®, em parceria com a Meiwa Indústria e Comércio Ltda, de São Paulo, promoveu um concurso cultural que resultou na II Mostra da Escola Particular sobre Reciclagem de Resíduos Sólidos.
Parceiro do Sinepe/PR na ação, o Palladium Shopping Center abre as suas portas para os trabalhos classificados em primeiro e segundo lugar, de cada uma das nove instituições participantes. “Sustentabilidade é um assunto de grande relevância para nós. Implantamos um trabalho de reciclagem de resíduos e buscamos aperfeiçoar as nossas práticas para garantir eficiência neste quesito. A saúde do planeta depende disto e por esta razão fazemos a nossa parte e incentivamos a reflexão e conscientização dos nossos lojistas e clientes”, afirma Maura Muller, gerente de marketing do shopping. Para realização do concurso, o projeto contemplou palestras com Ivam Michaltchuk (coordenador do projeto "Amigo da Natureza" - Meiwa) sobre educação ambiental e noções de reciclagem de resíduos sólidos.
Participaram alunos do 4.º ao 9.º ano do Ensino Fundamental de nove instituições de ensino particular associadas ao Sinepe/PR na Região dos Campos Gerais: Colégio Sagrado Coração, Colégio Marista Pio XII, Colégio Neo Master, Colégio Sepam, Colégio São Francisco, Colégio Sagrada Família, Escola São Jorge, Escola Prisma Arco Íris e Escola Santo Ângelo. Os analistas recebem, como prêmio, R$ 500,00 em uma caderneta de poupança, medalha e certificado.Foram sorteados, ainda, passeios com acompanhante para o Beto Carrero World e no trem turístico da Serra Verde Express.
O programa conta com a colaboração de: Santa Luzia (Molduras de Acabamento), Grupo RMBPACK, Serra Verde Express e Parque Beto Carrero World.
Fonte: Diário dos Campos