Dia 05 de junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Em comemoração a essa data a Plastivida separou algumas curiosidades sobre os plásticos:

Sustentabilidade dos plásticos

Sustentabilidade significa equilibrar os benefícios sociais, econômicos e ambientais. Os plásticos cumprem essa função em suas aplicações e quando descartado corretamente. Características como versatilidade, maleabilidade, durabilidade e excelente custo/benefício, além de serem 100% recicláveis, fazem com que os plásticos estejam cada vez mais presentes nos mais variados segmentos (transportes, construção, saneamento, medicina, agricultura, embalagens, entre outras), trazendo benefícios econômicos, sociais e ambientais.

Reciclabilidade do EPS e do PVC

Muitos pensam que o EPS (sigla internacional do Poliestireno Expandido, popularmente conhecido no Brasil como Isopor®, marca registrada) e o PVC não são materiais recicláveis. Muitos nem sabem que esses materiais são plásticos.

Pois são plásticos e 100% recicláveis. Os dois materiais são encontrados em aplicações de longa duração (como os canos e tubos de PVC e o EPS aplicado em isolamento de ambiente, por exemplo), ou seja, que são reciclados com menor frequência. Porém, ambos são recicláveis e devem ser levados juntamente com os plásticos na hora da coleta seletiva.

Hoje o Brasil conta com índices de reciclagem de plásticos equivalentes aos da União Europeia. Porém, esses números podem melhorar a partir da separação dos materiais recicláveis. Por isso, a informação correta é tão importante.

Ciclo de vida dos plásticos

Não há uma estimativa exata para o tempo de decomposição dos plásticos, porém esse assunto sempre é abordado quando se trata de descarte incorreto.

A questão é que os plásticos não devem estar na natureza, assim como nenhum outro produto, com maior ou menor tempo decomposição. Devem ser destinados corretamente à reutilização ou reciclagem.

Os pásticos não poleum!

Os produtos de plástico são inanimados, ou seja, não andam, não se jogam nos mares, não fazem nada sozinhos. Ações de educação ambiental, aliadas à coleta de resíduos garantem que os plásticos, assim como outros materiais como pneus, bitucas de cigarro, objetos velhos, etc, não acabem jogados na natureza, e sim, que tenham destinação adequada. Reduzir o desperdício, Reutilizar e Reciclar são pontos importantes a serem lembrados nesse processo.