Após o material ser recolhido pela empresa contratada pelo Comitê Olímpico para gestão dos resíduos, Termotécnica realiza a reciclagem

Instalar equipamentos de ar-condicionado, refrigeradores, fogão, entre outros, nos 3.604 apartamentos, distribuídos nos 31 edifícios da Vila Olímpica, no Rio de Janeiro (RJ), certamente gerou e está gerando um grande volume de resíduos recicláveis, entre eles, o isopor®. Além disso, o dia a dia dos mais de 15mil atletas que se hospedarão por lá durante os jogos também vai produzir mais desses resíduos, que precisam ser descartados corretamente.

Diante deste cenário, a Termotécnica firmou parceria com a Prórecicle Ambiental e, juntas, são responsáveis pela logística reversa e reciclagem de todo isopor® recolhido na Vila Olímpica, no Rio de Janeiro (RJ).

A parceria prevê que, ao receber o EPS - sigla para Poliestireno Expandido, popularmente conhecido como isopor® - a Prórecicle Ambiental, que está localizada em Duque de Caxias (RJ), é responsável pela sua compactação e armazenamento. Ao acumular um volume grande do material, a empresa fluminense envia para a Termotécnica, que se responsabiliza pelo processo de reciclagem, que dará origem a novos produtos, como solados de sapatos, rodapés, molduras e decks de piscina.

Rodrigo Faria, Sócio Diretor da Prórecicle Ambiental, destaca que a parceria com a Termotécnica iniciou há pouco tempo, mas já é certo que terá continuidade após as Olimpíadas. “Atualmente, somos a única empresa no Estado do Rio de Janeiro que possui todas as licenças necessárias para a coleta, transporte e destinação correta do EPS para reciclagem. Com o apoio da Termotécnica, fortaleceremos a divulgação da reciclabilidade do material e ampliaremos nossa atuação com o isopor®”, valoriza Rodrigo.

Para Albano Schmidt, Presidente da Termotécnica, é uma honra participar de um momento tão importante como este. “Dar o destino correto ao EPS pós-uso da Vila Olímpica é mais do que um compromisso da Termotécnica, é uma excelente oportunidade de mostrar ao mundo inteiro que o isopor® é um plástico, que pode ser 100% reciclável, e que no Brasil trabalhamos com seriedade pela sua logística reversa e reciclagem”, enaltece Albano.