Pacoti é uma pequena cidade no interior do Ceará, localizado na Serra de Baturité. Os alunos da Escola de Ensino Médio Menezes Pimentel constaram uma grave situação: A maioria dos habitantes de Pacoti não conhece a história da cidade e a natureza ali existente.
“O imaginário do brasileiro é que no Ceará só tem terra rachada de sol. Mas não, aqui também tem mata e um patrimônio imaterial riquíssimo”, afirma o professor Levi Juca. A escola constatou que 90% das pessoas desconheciam aspectos importantes sobre o passado e a biodiversidade do lugar. A partir de expedições na região, os alunos idealizaram – e começaram a construir - o primeiro Ecomuseu de Pacoti. O projeto foi um dos vencedores do Desafio Criativos da Escola que premiou iniciativas protagonizados por crianças e jovens de todo o país.
A Universidade Estadual do Ceará (Uece) cedeu o terreno e o material e serviço de montagem foram doados por pelo engenheiro Joaquim Caracas que inventou um tipo de construção com paredes fabricadas de módulos plásticos, tornando o Ecomuseu de Pacoti o primeiro museu feito de plástico reciclável do Brasil.
Confira matéria completa: Catraca Livre