Para discutir a questão do lixo nos mares, a Plastivida está presente na Semana USP de Ciência e Tecnologia, por meio da parceria com o Instituto Oceanográfico da USP (IO/USP).

O “enTenda o Lixo” é um espaço que traz o debate sobre a atual situação da saúde dos mares e oceanos e ações necessárias para a mitigação e solução da questão do lixo. Trata-se da mesma tenda que marcou presença no Rio de Janeiro, durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio2016 (04 de agosto a 17 de setembro).

Em 2012, após a Plastivida se tornar signatária da “Declaração Global da Indústria dos Plásticos”, movimento mundial do setor pela preservação do ambiente marinho, a entidade firmou um convênio com o IO/USP para a realização de um projeto técnico-científico para mapear e obter informações sobre este assunto no Brasil.

O resultado desse trabalho trouxe o embasamento necessário para que o setor dos plásticos se articulasse em torno do Fórum Setorial dos Plásticos, que até o momento conta com a participação de 16 apoiadores, entre empresas, associações de classe e sindicatos. A participação é aberta a outras entidades e players do setor, para que este movimento ganhe cada vez mais representatividade e efetividade em seus propósitos.

O Fórum conta com uma plataforma online (www.porummarlimpo.org.br) que aglutina as informações reunidas desde 2012, além das propostas de educação ambiental, prevenção, coleta e reciclagem realizadas em todo o país.