A start-up colombiana Conceptos Plásticos soluciona dois problemas de uma só vez: descarte incorreto de materiais plásticos e défice habitacional.

O fundador Oscar Méndez é arquiteto e trabalhou quatro anos em indústria de plástico. Foi esta a experiência que ele usou para, por meio da reciclagem de lixo plástico, produzir blocos para a construção das moradias. O design é simples e a montagem se assemelha a um Lego® em tamanho real. Cada vivenda de 40m² sai por 5.000 a 6.000 dólares, 30% mais barato que as alternativas low cost.

O produto finalmente chegou ao mercado colombiano e a primeira expansão será para o Brasil e Chile. O processo de transformação dos resíduos em blocos de construção dura três dias. Após o recebimento o material é moído e misturado a alguns aditivos. Depois é derretido, moldado em blocos e resfriado. O resultado são peças resistentes a incêndios e até a terremotos. Entre fazer a fundação da casa e toda sua montagem, demora apenas uma semana.

A iniciativa é tão promissora que rendeu à empresa o prêmio da maior competição de empreendedorismo social do mundo, o Chivas The Venture, no valor de 1 milhão de dólares. Por enquanto são produzidas apenas 20 moradias por mês e o plano é triplicar a produção em 2017. Impacto ambiental, social e econômico, isso é inovação social melhorando a vida de quem mais precisa.

Fonte: Portal I9 Magazine