O desfile da À La Garçonne na São Paulo Fashion Week foi recheado de parcerias, mas uma, em especial, diz respeito ao futuro da sustentabilidade no segmento têxtil. Em parceria com a Braskem, a maior fabricante de resinas termoplásticas das Américas, a marca comandada por Fábio Souza e Alexandre Herchcovitch produziu pulseiras e botões usando uma impressora 3D e um plástico feito a partir da cana-de-açúcar.
A matéria-prima, desenvolvida inicialmente para facilitar reparos na estação espacial americana, adentra o mundo da moda como uma solução sustentável e reutilizável para a criação de acessórios e peças plásticas usadas na confecção de roupas. “Quando um estilista pensa em alguma coisa, ele quer ver aquilo pronto na hora e o uso da impressora 3D possibilita essa realidade. Por meio dessa tecnologia, eu não dependo de fornecedor. Eu posso fazer tudo que eu imaginar e ainda posso reaproveitar o material, caso seja necessário. Não há desperdício”, explica Herchcovitch, que participou de uma mesa redonda voltada para o tema após apresentar seu novo trabalho na 43ª edição da maior semana de moda do país.
Intitulado “Moda, design, Inovação: Impactos Exponenciais”, o talkshow, realizado durante a programação do Projeto Estufa, contou com o diretor criativo da À La Garçonne, com a diretora comercial de químicos renováveis da Braskem, Claudia Cappra, e com o vice-presidente da Made In Space, Matthew Napoli. Os profissionais debateram como o plástico pode atuar de forma positiva por uma moda mais sustentável.
Fonte: Finíssimo