Você já conhece muitas mentiras sobre os plásticos, nós decidimos te contar apenas verdades.
1- São extremamente sustentáveis
2- Não conseguimos viver sem eles
3- São ideias para embalar alimentos
4- São atóxicos
5- São 100% recicláveis
6- Principal material para tubulações
7- Diminuem a emissão de gás carbônico
8- Reduzem o consumo de energia
9- Impedem contaminação do solo e lençol freático
10- Revolucionaram a medicina moderna
Todas as frases acima são verdades!
Entenda melhor:
São extremamente sustentáveis
Os plásticos cumprem essa função em suas aplicações e quando descartado corretamente. Características como versatilidade, maleabilidade, durabilidade e excelente custo/benefício, além de serem 100% recicláveis, fazem com que os plásticos estejam cada vez mais presentes nos mais variados segmentos (transportes, construção, saneamento, medicina, agricultura, embalagens, entre outras), trazendo benefícios econômicos, sociais e ambientais.
Não conseguimos viver sem eles
Verdade seja dita os plásticos estão em tudo do nosso dia a dia, desde nosso trabalho até nossa casa.
Facilitar nossa vida, deixa-la mais segura, ajudar na democratização da informação, avitrar contaminações, diminuir os acidentes, e etc.
São ideias para embalar alimentos
Por ser atóxico e inerte, além de extremamente versátil em aplicações diversas, texturas, tamanhos e variações de cores, o plástico ganha destaque quando o assunto é embalagem. Leves, resistentes, flexíveis e versáteis, apresentam, ainda, excelente relação custo/benefício.
Além de suas qualidades de armazenagem dos produtos, garantindo aumento da vida útil e redução de desperdício, as embalagens plásticas também conferem leveza na hora do transporte, o que faz com que haja redução de consumo de combustível e consequentemente das emissões veiculares.
São atóxicos
Os plásticos não contaminam o ambiente e nem alimentos, por isso é tão utilizado quando o assunto é saúde.
São 100% recicláveis
Diferente do a maioria das pessoas pensam todos os tipos de plástico são 100% recicláveis. O que deve ser feito é sempre o descarte corretor desses materiais para que eles se transformem em novos produtos.
Principal material para tubulações
Sua leveza, maleabilidade e por ser atóxico o plástico é ideal para tubos e conexões. O PVC é muito presente atualmente nas construções pois possui vários requisitos que facilitam e beneficiam seu uso.
Diminuem a emissão de gás carbônico
Quando utilizado em janelas, isolamento térmico e acústico os plásticos diminuem a emissão de gás carbônico.
Reduzem o consumo de energia
Em casas com aquecimento interno os plásticos ajudam a equilibrar a temperatura do ambiente, fazendo com que a energia gasta seja menor. Isso também acontece com aparelhos eletrônicos que são construídos em plástico.
Impedem contaminação do solo e lençol freático
Por serem inertes os plásticos impedem que um material liquido o ultrapasse. Por isso ele é muito utilizado em aterros sanitários ou em qualquer local que seja possível algum risco de contaminação ao solo. Ele cria uma separação entre o liquido contaminante e o solo.
Revolucionaram a medicina moderna
Eles trouxeram um aumento na expectativa de vida das pessoas. Protegem a saúde em aplicações que vão desde o simples band-aid, passando pelos utensílios descartáveis (bolsas de sangue e soro, cateteres, seringas) até os modernos corações artificiais.