O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) lançou, no último dia 8, a campanha Papa-Cartão que incentiva a trituração de cartões de plástico sem uso, como por exemplo, bilhete único, cartões de débito, de crédito ou telefônico.

A iniciativa é da Comissão de Políticas Institucionais para Promoção da Sustentabilidade (Cosus) e do Departamento de Ações Pró-Sustentabilidade (Deape).

Um coletor, chamado Papa-cartão, disponibilizado pelo Ministério do Meio Ambiente, foi instalado no saguão do Fórum Central. Periodicamente, o conteúdo da máquina será retirado por uma empresa indicada pelo Ministério do Meio Ambiente, para reciclagem. “Essa máquina é um símbolo para mostrar que os produtos têm que ser reciclados e reaproveitados. O material que não tem mais serventia original, pode ter outra utilidade. Essa é uma das grandes mensagens da sustentabilidade”, observou o presidente do Cosus, desembargador Jessé Torres, que esteve no evento acompanhado pelo presidente do TJRJ, desembargador Milton Fernandes e pelo corregedor-geral da Justiça, Claudio de Mello Tavares.