Fazer uma biópsia é um procedimento que, além de invasivo e sujeito a riscos, geralmente leva consigo uma alta dose de estresse e ansiedade devido à expectativa pelos resultados.

Esse pequeno robô pode não parecer a ferramenta mais simpática e tranquilizadora - a agulha certamente o torna até um tanto ameaçador -, mas ele promete reduzir ao menos os riscos do procedimento em si.

O robô, batizado de Stormram, foi criado por médicos e engenheiros da Universidade de Twente (Holanda) usando plástico e uma impressora 3D. Para dispensar qualquer parte metálica, ele é movimentado por ar comprimido.

A vantagem do plástico é que o robô pode ser usado no interior de um aparelho de ressonância magnética. Realizar uma biópsia (remover um pedaço de tecido) durante uma varredura de câncer de mama com o uso da ressonância magnética aumenta significativamente a precisão da coleta e do exame.

O robô é controlado de fora do aparelho de ressonância magnética por meio de tubos de ar finos o suficiente para se encaixarem no túnel estreito do escâner.

Leia matéria completa: https://goo.gl/Dsqx5t