No último dia 24 de outubro, foi realizado no Teatro Municipal de Santo André (SP) o desfile de encerramento do projeto “Comunidade Ecofashion – Eu Reciclo, Eu Visto”. O evento, que reuniu crianças e jovens de oito escolas e de uma ONG dos municípios de Santo André e Mauá, marcou o encerramento de um desafio de moda e sustentabilidade.

O projeto faz parte do Programa Braskem de Educação Ambiental que, em parceria com SESI, Instituto Akatu e Instituto Ecotece, forma crianças e jovens como multiplicadores ambientais. Depois de participarem de quatro oficinas sobre reutilização e reciclagem de produtos recicláveis, que contaram com as presenças das crianças e dos professores, os estudantes tinham a missão de se tornarem multiplicadores ambientais e repassarem os conhecimentos adquiridos, criando roupas feitas com materiais recicláveis.

O intuito do projeto é fazer com crianças e jovens aprendam sobre sustentabilidade de uma forma lúdica, transformando o que antes para eles era lixo, em roupas e acessórios úteis e modernos. Com oficinas como Formas e Criação, Materiais Recicláveis, Mão na Massa e Especializada, os estudantes aprenderam, por exemplo, que copos descartáveis e sacolas plásticas podem se transformar em saias, vestidos e chapéus.

A apresentação final do projeto foi realizada em forma de desfile de moda, no qual a Plastivida fez parte do corpo de jurados e elegeu os melhores trabalhos feitos com materiais recicláveis.

Entre as instituições participantes estavam a E.E. Beneraldo Toledo Piza, EMEIF Elaine Sena Chaves Maia, E.E. Professor Manoel Cação, EMEIF Augusto Boal, E.E. Professora Maria Josefina Kuhlmann Flaquer, E.E. Professora Wanda Bento Gonçalves, E.E. Papa João Paulo I, E.E. Ivone Palma Todorov Ruggieri e ONG Cidade dos Meninos.

Confira em nosso Facebook o álbum completo de fotos https://goo.gl/PdwdJP