Os plásticos são 100% recicláveis e sua reciclagem mecânica é a forma mais disseminada no Brasil para transformar os resíduos (pós-industriais ou pós-consumo) em novos produtos, prontos para serem reinseridos no mercado de consumo.

Promover a reciclagem é dar vida nova a produtos plásticos que acabariam em aterros sanitários. É contribuir para o consumo de matérias primas finitas com foco em prolongar a sua disponibilidade para a sociedade. Também preserva áreas ambientais, evitando que o destino desses produtos seja um aterro sanitário e fazendo com eu eleretorne para ser utilizado pela sociedade. Trata-se de uma ação ambientalmente correta e um dever de todos: governo, sociedade, indústria e varejo.

No Brasil, a reciclagem mecânica dos plásticos é uma realidade e gera emprego e renda. O país recicla mecanicamente 21% do total dos plásticos pós-consumo gerado. Esse índice coloca o país entre os grandes recicladores do mundo, à frente de países como o Reino Unido, França, Finlândia e Grécia. Para se ter uma ideia, o índice de reciclagem mecânica de plásticos médio entre os países da Comunidade Europeia é de cerca de 24%.

Esse índice tem possibilidades de crescer ainda mais, pois o Brasil está em fase de estruturação do gerenciamento de seus resíduos, por meio da Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS, da qual a Plastivida é uma das signatárias.

Acreditamos que, além das determinações da PNRS, ações de educação ambiental junto à população, para o incentivo do consumo responsável, da reutilização e da separação dos recicláveis, aliadas à contribuição do poder público para a coleta seletiva e destinação adequada dos resíduos, são fatores importantes para o crescimento da indústria de reciclagem brasileira, que também tem sua responsabilidade no processo e por isso atua com afinco para desenvolver esse setor ainda mais.