Com o intuito de ressaltar a importância da reciclagem dos plásticos, a Plastivida, o Instituto do PVC e o Internacional Shopping Guarulhos realizaram, no dia 17 de maio, a exposição “Aplicações do Plástico Reciclado”. A ação, em comemoração ao Dia Internacional da Reciclagem, apresentou ao público diversas possibilidades de produtos fabricados com o material plástico reciclado. Entre as peças que os visitantes puderam conhecer na mostra destacaram-se cabides, pisos, painéis, porta canetas, camisetas, molduras e rodapés, entre outros.

A exposição no Internacional Shopping Guarulhos mostrou aos visitantes que a reciclagem dos plásticos traz diversos benefícios. Segundo a organização do shopping, a educação ambiental tem grande importância social, ambiental e econômica para a comunidade onde está inserida.

Para Miguel Bahiense, presidente da Plastivida e do Instituto do PVC esse tipo de ação faz com que o público conheça melhor os plásticos, seus benefícios e principalmente sua reciclabilidade. “Assim, as pessoas passam a adotar as boas práticas, consumir de forma responsável e descartar adequadamente os plásticos”, afirma.

Os plásticos são versáteis, inertes, atóxicos e têm excelente relação custo-benefício, o que os tornam presentes no dia a dia das pessoas. No Brasil, cerca de 20% do total dos plásticos pós-consumo são reciclados. Este índice coloca o país entre os grandes recicladores do mundo. Para se ter uma ideia, a média da União Europeia está em 26% de reciclagem mecânica de plásticos pós-consumo. O Brasil está à frente de países como Reino Unido (20%), França (19%), Finlândia (18%) e Grécia (17,6%).

www.plastivida.org.br

Siga a Plastivida: