A Plastivida, em parceria com o Instituto do PVC e o Internacional Shopping Guarulhos (ISG), promove ações educativas em comemoração a Semana do Meio Ambiente, no Espaço da Sustentabilidade, no ISG. O evento teve início no domingo, 5 de junho, data em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, e se estende até segunda-feira, dia 13 de junho.

Para abordar a importância da coleta seletiva, reutilização e reciclagem dos plásticos, tanto para a economia, quanto para a preservação ambiental, o Espaço conta com uma exposição com produtos fabricados com plásticos reciclados, como cabides, pisos, painéis, porta canetas, camisetas, molduras e rodapés, entre outros.

O Espaço tem também um ponto de coleta de cartões de plástico (débito, crédito, seguro-saúde, fidelidade, telefônico, cartões-presente, bilhete único e outros, inclusive os que contêm chip e tarja magnética). O Papa Cartão®, como é chamado, tritura os cartões de forma segura e armazena o material para destiná-lo à reciclagem e posterior fabricação de novos produtos. O equipamento continuará disponível no shopping após a semana do meio ambiente, pelo período de três meses.

Para as crianças, há uma área de interação, na qual elas recebem a cartilha “Plástico e Sustentabilidade” que contém atividades relacionadas ao tema, participam da Oficina de Reciclagem realizada pela Guarulhos Recicla e assistem ao desenho Show da Luna, episódio “Uma coisa vira outra”, que mostra de forma lúdica a importância da coleta seletiva e a reciclagem dos plásticos.

A iniciativa tem o objetivo de conscientizar adultos e crianças para as boas práticas de consumo responsável e descarte adequado de plástico, bem como seus benefícios para a vida moderna. Para Miguel Bahiense, presidente da Plastivida e do Instituto do PVC, falar sobre as boas práticas de consumo e descarte dos plásticos na Semana do Meio Ambiente chama a atenção da população para a relevância do seu papel na preservação ambiental. “Os plásticos estão presentes no dia a dia das pessoas e, por isso, é muito importante que elas estejam cientes sobre a importância do consumo responsável, da coleta seletiva, reutilização e reciclagem desses produtos”, explica.

Apoiadores da ação:

  • Bemis (episódio do Show da Luna)
  • Guarulhos Recicla (oficinas)
  • Rewood (floreiras de madeira plástica)
  • RS de Paula (produtos feitos com cartões reciclados)
  • Santa Luzia (molduras, perfis e rodapés de EPS reciclado)
  • Tarkett (pisos de PVC)