A Plastivida esteve presente na Fispal Tecnologia, entre 27 e 30 de junho, destacando a importância da participação da sociedade no consumo responsável e descarte correto do EPS, conhecido pela marca comercial Isopor®*.

Além de apresentar, em seu estande, como é feita a retirada do ar para que o EPS seja encaminhado à reciclagem e expor os produtos que são feitos desse processo (molduras de quadros, rodapés, etc), a Plastivida, por meio de seu Comitê do EPS, apresentou, durante o evento, o relatório desenvolvido pelo Centro de Tecnologia de Embalagem do Instituto de Tecnologia de Alimentos (CETEA/ITAL) que confirma que as embalagens de EPS são seguras para estarem em contato com alimentos, sejam eles frios, quentes, sólidos ou líquidos.

Eloisa Garcia, do CETEA/ITAL apresentou as conclusões do relatório, que reuniu informações técnicas sobre o produto, sobre os processos de fabricação das embalagens, seus efeitos durante o uso (aquecer, resfriar, transportar), as legislações vigentes no Brasil, Mercosul, Estados Unidos e União Europeia, além das questões ambientais.

Outra iniciativa realizada pela Plastivida, durante o evento, foi a coleta das tampas plásticas, tanto na praça de alimentação, quanto nos estandes, por meio do programa Tampinha Legal®. Mais de 1.000 tampinhas foram coletadas no evento e serão revertidas para ações sociais e de educação ambiental.

O Tampinha Legal® é um programa nacional de responsabilidade socioambiental que promove a coleta de tampas plásticas para a reciclagem. O projeto é dos três sindicatos do plástico do Rio Grande do Sul: Simplas, Simplast e Simplavi e a Plastivida é signatária.

*marca registrada Knauf

Assista o que rolou no evento clicando aqui