Em parceria com o Instituto Brasileiro do PVC, a Plastivida promoveu uma série de atividades no Centro Educacional Unificado (CEU) Vila Atlântica, da Prefeitura de São Paulo, com mais de 1.000 alunos da educação infantil e do ensino fundamental, além dos familiares e da comunidade. As atividades foram realizadas na semana do Meio Ambiente e na Festa Junina do CEU.

Foram realizadas oficinas de arte com tampinhas plásticas, atividade que faz parte do Programa Tampinha Legal® que é um projeto dos três sindicatos do plástico do Rio Grande do Sul: Simplas, Simplast e Simplavi e a Plastivida é signatária, que fomenta a coleta, reutilização e reciclagem desse material. Este é o segundo ano do Tampinha Legal® no CEU Vila Atlântica. Na primeira fase da campanha realizada em 2016, com duração de 2 meses, foram coletadas mais de 31.000 tampinhas.

Também foram coletados os cartões de PVC e de outros plásticos, vencidos e sem uso, com e sem chip (crédito, débito e outros), por meio dos coletores Papa Cartão®, que preparam os cartões para serem reciclados. A ação já vem sendo realizada no CEU Vila Atlântica desde 2016 e a comunidade já coletou mais de 1.000 cartões na unidade.

Esse material foi reciclado e transformado em placas de sinalização que serão instaladas na unidade do CEU, com a participação e o envolvimento das crianças. São placas feitas com PVC reciclado, em cores diferentes, que, além de proporcionar a orientação das pessoas dentro da unidade, também servirão como exemplo de que o PVC e os outros plásticos, quando reciclados, ganham novas utilidades.