Ao todo foram recolhidas oito toneladas de plásticos que foram reciclados e transformados em 1200 lixeiras, doadas às escolas

Oito toneladas de plásticos coletadas e recicladas. Esse foi o resultado da iniciativa de educação ambiental realizada com professores, alunos e famílias ligados a 42 escolas de educação infantil da rede pública municipal de Caxias do Sul. A iniciativa fez parte do projeto Recicla Plastech Brasil 2015, realizado pelo Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Nordeste Gaúcho (Simplás) e que contou com o patrocínio da Plastivida e do Instituto do PVC.

Nesta ação, as crianças foram incentivadas a coletarem embalagens recicláveis de plásticos (garrafas de água, potes de produtos de higiene e limpeza, de alimentação, etc.), que foram transformados em 1.200 lixeiras.

Em solenidade, realizada no dia 25 de setembro, essas lixeiras foram entregues às escolas. A escola que coletou o maior volume de material recebeu um prêmio especial para seus alunos: um projetor, em reconhecimento ao esforço e ao trabalho dos alunos, e o TROFÉU PLASTIVIDA 2015 – PLÁSTICO, CIÊNCIA E SOCIEDADE, feito em plástico reciclado. As escolas vencedoras foram: Geny Adélia Dalle Molle (bairro São Cristóvão), com 764,66 kgs coletados; Dolaimes Stédile Angeli (bairro Centenário), com 514,11 kgs; e Vovó Phelomena (bairro Serrano), com 440,02 kgs.

Para Miguel Bahiense, presidente das entidades, somente com ações de educação ambiental é que se conseguem benefícios perenes ao meio ambiente e à sociedade. “Apoiamos as iniciativas que promovem o consumo responsável e o descarte correto. Acreditamos que é a partir do diálogo, da informação e do exemplo positivo que mudaremos a relação da sociedade com os plásticos”, afirma o executivo.

Esquerda para direita: Secretária de Educação - Marléa Ramos Alves;

Prefeito Municipal - Alceu Barbosa Velho;

Coordenadora da Escola Ensino Infantil -Geny Adélia Dalle Molle - Eliana Borges ( escola vencedora);

Presidente do Simplás – Jaime Lorandi;

Presidente da Plastivida e Instituto do PVC – Miguel Bahiense.