Plastivida e Instituto Brasileiro do PVC apoiam nova fase de atuação do "Plástico do Bem", na cidade de Caxias do Sul (RS)

A Plastivida, o Instituto Brasileiro do PVC e o Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Nordeste Gaúcho (Simplás) iniciaram dia 15 de abril, em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, a implantação oficial da nova fase do projeto Plástico do Bem, iniciativa de educação ambiental criada para compartilhar conhecimentos de separação, acondicionamento e destinação de resíduos plásticos pós-consumo para a reciclagem. O projeto também visa disseminar o conceito de economia circular, contribuir para a geração de recursos extras às escolas da rede pública e instituições de apoio social por meio da reciclagem de plásticos e gerar benefícios para o meio ambiente. Além das entidades, a ação conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação da cidade.

O Plástico do Bem será implementado em 81 instituições de educação fundamental ao longo dos próximos meses, e oferecerá mais de 160 horas de capacitação para cerca de 3,5 mil educadores e 35 mil estudantes e seus familiares. Em função da grande adesão de instituições ao projeto, as ações foram divididas em núcleos de implantação. O primeiro começou a ser realizado nos dias 15 e 18 de abril, se extenderá para dia 29 de abril a 03 de maio e atenderá 15 escolas, cerca de 650 professores e 6 mil estudantes.

As entidades serão responsáveis pelas palestras aos educadores e alunos ao longo da ação. O objetivo será apresentar as principais características, aplicações e reciclabilidade do plástico nos mais variados segmentos, o consumo consciente e a destinação correta deste material para reciclagem. Os participantes também receberam o livro "Nós e o plástico" (clique aqui e faça o download do livro), que aborda os temas apresentados nas palestras.

O material plástico arrecadado pelos estudantes e suas famílias nas próprias residências e vizinhanças é reunido e comercializado pelas escolas para, assim, gerar renda extra para cada instituição aplicar da forma que considerar mais adequada. O ciclo se completa com a participação de uma empresa recicladora, que faz a retirada, aquisição, processamento e reinserção de todo o volume arrecadado na cadeia produtiva do plástico.