Desde 2011, a Plastivida coordena a Operação Reciclar organizada pela Reed Exhibitions Alcantara Machado e conta com o apoio das entidades Abimaq, Abiplast, Abiquim, Instituto do PVC, INP e Siresp. Durante os dias do evento, todo o resíduo plástico gerado na feira, desde a montagem, até a desmontagem, é coletado e encaminhado para ser reciclado e transformado em novos produtos.

Nas edições anteriores, mini usinas de reciclagem foram montadas na feira para que os visitantes da Feiplastic pudessem acompanhar o processo de transformação dos resíduos plásticos. Diariamente, a Plastivida e a Reed informavam a quantidade de plásticos reciclados no evento, para se ter uma ideia do volume que seria desperdiçado caso não tivesse um encaminhamento adequado. Na edição de 2013 foram coletadas e recicladas 25 toneladas de plásticos.

Além da demonstração prática, a Operação Reciclar sempre disponibiliza conteúdo ilustrativo e interativo que mostra o ciclo de vida dos plásticos e de que modo ele participa do dia a dia das pessoas promovendo desenvolvimento, economia, saúde e bem estar. Em todas as edições, a Operação Reciclar é composta por uma exposição com produtos desenvolvidos com plástico reciclado. Em 2015, a exposição será ainda mais completa, mostrando a história dos plásticos e a sua presença em diversos setores da economia, reforçando sua importância.

Segundo Miguel Bahiense, presidente da Plastivida, a Operação Reciclar dá uma amostra sobre o ciclo completo de vida dos plásticos. “A importância de ações informativas como essa é que ela mostra à sociedade de que forma ela aproveita os inúmeros benefícios oferecidos pelos plásticos e ainda preserva o meio ambiente”, afirma o executivo.

Esta ação de educação ambiental é uma importante iniciativa da cadeia produtiva do plástico e reforça o compromisso do setor com as questões socioambientais.