Geralmente, as pessoas descartam no lixo comum os cartões de plástico que não tenham mais uso (débito, crédito, seguro-saúde, fidelidade, cartões-presentes, credenciais, cartões telefônicos, bilhete único e outros) por não saberem que eles podem ser reciclados e transformados em novos produtos, mesmo os que contêm chip e tarja magnética.

Durante a Feiplastic 2015, os visitantes poderão destinar cartões que não são mais utilizados para a reciclagem. O evento terá uma máquina Papa-Cartões®, que inutiliza esses produtos, preparando-os para a reciclagem.

Os cartões triturados serão transformados em novos produtos, tais como porta copos, placas de sinalização, caixas, marcadores de páginas, cartões de visitas, entre outros. Para que o visitante conheça o resultado final da reciclagem de cartões, o piso do estande será feito com cartões reciclados e haverá também uma exposição de produtos reciclados.

“A reciclagem de cartões é um exemplo positivo que contribui para a sensibilização da sociedade sobre a importância de ações sustentáveis, tanto para a economia, quanto para o meio ambiente e que demonstra que o plástico é um aliado da sociedade”, afirma Miguel Bahiense, presidente do Instituto do PVC e da Plastivida.

As credenciais da Feiplastic também são parte da ação de Sustentabilidade. Produzidas em PVC, serão destinadas para reciclagem, por meio das estações coletoras localizadas na saída do evento, permitindo assim que o plástico volte para o ciclo de produção, tornando-se matéria-prima para novos produtos.

O propósito da Operação Reciclar é divulgar informações sobre a importância do plástico, suas contribuições para a sociedade, sua reciclabilidade e a variedade de aplicações para os plásticos reciclados.