O evento terá debates e apresentações de cases nacionais e internacionais sobre a sustentabilidade e reciclagem do EPS (sigla do poliestireno expandido, no Brasil conhecido popularmente como Isopor, marca registrada pela empresa Knauf Isopor).Por ser versátil, leve, resistente, ter excelente custo-benefício e vantagens ambientais, o produto tem ganhado espaço no mercado de embalagens e construção civil, além de ser usado para preservar a integridade de medicamentos e alimentos.

A programação do “2º Workshop de EPS - Sustentabilidade e Tendências” contará com a presença do vereador Gilberto Natalini, que apresentará o tema Fomentando a reciclagem do EPS através de ação legislativa. Já o presidente da Plastivida, Miguel Bahiense, abordará a Reciclagem de plásticos no Brasil.

As ações realizadas para promover a sustentabilidade e a reciclagem do EPS serão apresentadas e o debate será moderado pela engenheira química e assessora Técnica da Plastivida, Silvia Rolim. Participarão da discussão o gerente de P&D da Santa Luzia Rodapés e Acabamentos, Francisco Pizzetti May, com o case: Como e por que reciclar o EPS; e a diretora de Operações da Termotécnica, Regina Zimmermann, que apresentará o Programa Reciclar EPS, iniciado há 15 anos e responsável pela reciclagem de cerca de 30% do produto reciclado no Brasil. O workshop será encerrado por um convidado internacional, o gerente de vendas e administrativo da Styropek Argentina, Juan Pando, que apresentará o Projeto de Reciclagem na Argentina.

O “2º Workshop de EPS - Sustentabilidade e Tendências” será realizado e patrocinado pela Comissão Setorial de EPS da Abiquim, composta pelas empresas Knauf Isopor, Termotécnica, Isoeste, Brisco, Unigel, Styropek e Videolar-Innova.

Reciclagem do EPS no Brasil

O Brasil é um exemplo na reciclagem. Segundo a consultoria Maxiquim, o Brasil reciclou, em 2012, 34,5% do EPS que consumiu, ou seja, 13.570 toneladas das 39.340 toneladas de EPS pós-consumo. Considerando que menos de 20% dos municípios contam com sistemas de coleta seletiva o número é bastante elevado. Em 2012, as 22 recicladoras de EPS brasileiras faturaram juntas R$ 85,6 milhões e empregaram 1.413 pessoas. Essas empresas representam uma capacidade instalada para reciclar 30.473 toneladas. Ou seja, há espaço para se reciclar mais e, para isso, é necessário se coletar mais.

Fonte: Paint&Pintura