Com o objetivo de promover o uso responsável dos plásticos, produtos fundamentais à vida das pessoas, a Plastivida marcará presença na edição de São Paulo da Virada Sustentável 2016, que será realizada entre os dias 25 a 28 de agosto.

A entidade estará sediada no Centro Educacional Unificado (CEU) Vila Atlântica, onde realizará uma série de atividades para os alunos das unidades escolares e para a comunidade em geral.

As ações vão desde palestras sobre os resíduos sólidos, os plásticos e suas aplicações, seu descarte correto visando a reciclagem, até uma exposição de diversos tipos de plásticos reutilizados e reciclados, tais como o EPS (conhecido popularmente como Isopor®), PVC, entre outros.

Também vai promover aos visitantes a oficina “EnTenda o Lixo”, em parceria com o Instituto Oceanográfico da USP (IO-USP) para abordar a questão dos resíduos nos mares e as formas de mitigar esse problema.

Durante esse ano, a Plastivida vem atuando em parceria com o CEU Vila Atlântica em projetos de educação ambiental para melhorar a relação da sociedade com os plásticos, a partir do envolvimento de educadores, alunos e a comunidade em geral.

Segundo Miguel Bahiense, presidente da Plastivida, o que se espera é que essas atividades sejam um primeiro passo para ampliar ainda mais os conceitos sustentáveis sobre os plásticos. “A Virada Sustentável é importante para a disseminação de um trabalho mais amplo de educação, que visa criar multiplicadores de boas práticas de consumo e descarte, que visam beneficiar a população e o meio ambiente”, explica o executivo.

SERVIÇO: Plastivida na Virada Sustentável 2016

Data: de 25 a 28 de agosto

Local: CEU Vila Atlântica - R. Cel. José Venâncio Dias, 840 - Jaraguá, São Paulo

Sobre a Virada Sustentável – Trata-se de um movimento de mobilização colaborativa em prol da sustentabilidade, que começou em São Paulo e passou por Manaus, Salvador e Porto Alegre. A Virada Sustentável é um festival anual de mobilização e educação para a sustentabilidade que envolve cocriação, articulação e participação direta de organizações da sociedade civil, órgãos públicos, escolas e universidades, empresas, coletivos e movimentos sociais. A 6ª edição em São Paulo contará com mais de 800 eventos com temas como biodiversidade, cidadania, mobilidade urbana, água, direito à cidade, mudanças climáticas, consumo consciente e economia verde, entre outros.

Sobre a Plastivida – A Plastivida é o instituto socioambiental dos plásticos e atua de maneira colaborativa, por meio da educação ambiental, para disseminar informações precisas e científicas sobre os plásticos - suas propriedades, aplicações, reciclabilidade, além do uso responsável e descarte adequado - a fim de contribuir com o desenvolvimento social e ambiental. Para mais informações: www.plastivida.org.br

Fonte Gazeta da Semana