A campanha visa incentivar a coleta dos cartões de plástico que não tenham mais uso (débito, crédito, seguro-saúde, fidelidade, cartões-presentes, credenciais, cartões telefônicos, bilhete único e outros), inclusive os que contenham chip e tarja magnética através do Papa Cartão®.
Os resíduos serão periodicamente retirados pela empresa R.S. de Paula, que desenvolveu a tecnologia para a reciclagem desses cartões, viabilizando a fabricação de diversos produtos, tais como porta copos, placas de sinalização, caixas, marcadores de páginas, cartões de visitas, entre outros.
Nesta edição, a iniciativa conta com o importante apoio da Frente Parlamentar pela Defesa da Competitividade da Indústria Petroquímica, da Química e do Plástico – (Frente Parlamentar da Química).
A Campanha conta com 12 equipamentos Papa Cartão® distribuídos em Brasília, na Esplanada dos Ministérios e no Rio de Janeiro:
Brasília:
Corpo de Bombeiros
Esplanada dos Ministérios, nos seguintes órgãos públicos:
AGU – Advocacia Geral da União
ANA - Agência Nacional de Águas
Câmara dos Deputados
Exército Brasileiro
IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
MMA – Ministério do Meio Ambiente
MME – Ministério de Minas e Energia
MTE - Ministério do Trabalho e Emprego
Presidência da República
STJ – Superior Tribunal de Justiça
Rio de Janeiro:
JBRJ - Jardim Botânico do Rio de Janeiro
A reciclagem no Brasil vem crescendo e há potencial para aumentar ainda mais. Hoje, o país recicla em torno de 20% do plástico pós-consumo, índice bem próximo a média da União Europeia. Apesar de significativo, esse número pode aumentar a partir do incentivo à coleta seletiva. “A reciclagem de plásticos no Brasil é uma realidade e essa indústria gera emprego e renda, além de promover a preservação ambiental”, afirma Miguel Bahiense, presidente da Plastivida e do Instituto Brasileiro do PVC. E completa: “a cadeia produtiva dos plásticos está empenhada e fazendo a sua parte para contribuir com a redução dos resíduos que vão parar no lixo comum.”
A primeira edição da campanha teve duração de seis meses e coletou e reciclou cerca de 15 mil cartões de plástico, o que é um resultado bastante significativo, considerando-se que trata-se de uma campanha inédita para este tipo de produto e com caráter educacional.
Fonte: Revista Ecológico