O setor de plásticos e a construção civil têm papel relevante em termos econômicos e sociais para o país, sendo grandes geradores de postos de trabalho e divisas. A consciência ambiental em torno destes segmentos é uma crescente em todo o mundo e no Brasil não é diferente. A construção civil é um dos setores que mais cresceu nos últimos anos no Brasil, e também é um dos segmentos que mais gera resíduos.

Os plásticos são materiais recicláveis, inclusive aqueles utilizados em aplicações da construção civil e arquitetura. É neste cenário que a importância da reciclagem de resíduos plásticos da construção civil foi discutida em São Paulo, no Seminário Nacional da Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição, organizada pela Abrecon e realizado no dia 17 de setembro.

Falou sobre o tema a engenheira química Silvia Rolim, assessora técnica da Plastivida e representante do Instituto do PVC durante a palestra “Resíduos Plásticos da Construção Civil: Valorização e Reciclagem”

“As tecnologias, os avanços e a importância da reciclagem – dos plásticos em particular – foram abordados. É importante a compreensão de que, além do ganho econômico obtido nesse reaproveitamento de resíduos, há também o benefício ambiental, cada vez mais discutido em todas as esferas da economia”, afirma Silvia Rolim.

Engenheira química e especialista em Gestão Ambiental, Silvia Rolim coordena o comitê técnico da Plastivida e participou de todo o processo de elaboração do edital de chamamento bem como da elaboração do Acordo Setorial de Embalagens para implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, além de participar de vários grupos de trabalhos na área de Meio Ambiente.

O seminário foi organizado pela Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição (Abrecon) com o intuito de ser o ponto de encontro entre o poder público, empresas e terceiro setor no que diz respeito à gestão e organização de toda a cadeia da reciclagem de resíduos da construção civil e demolição no Brasil. O evento foi uma ferramenta da Abrecon para divulgar, ampliar e consolidar os principais avanços no segmento nos últimos anos, servindo ainda como marco na reciclagem de entulho no país, onde há o encontro e confirmação dos principais dados do setor, tais como mapeamento, principais dificuldades do mercado e perspectiva de negócios. O evento contou com a presença de representantes de usinas de reciclagem de resíduos da construção civil, aterros de inertes, ATTs, beneficiadores, indústrias de bloco e tijolos, concreteiras e principais clientes e fornecedores do setor.

Fonte: Blog do Plástico