Os alunos dos 4º anos da EMEF Pedro João de Oliveira, do bairro Tabatinga, realizaram, nesta sexta-feira (17/11), ação na praia, organizada pela equipe de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Educação e pelo Instituto Costa Brasilis do projeto “EnTenda o Lixo”, em parceria com o Instituto Oceanógrafo da USP (Universidade de São Paulo) e a Plastivida.

As oceanógrafas, Elisa Van Sluys e Adriana Lippi, dividiram os alunos em equipes: camarão, polvo e ouriços. Enquanto a turma do camarão coletava os materiais encontrados, a equipe do polvo carregava os sacos de lixo e do ouriço anotava as quantidades recolhidas. Foram contabilizados 13 quilos de lixos (plástico, metal, isopor, cordas e 308 bitucas de cigarros).

O capineiro, Lauro Raimundo, 65 anos, que presta serviços ao município, ajudou os estudantes. “Parabéns a todos. Ajudar foi muito gratificante. Acho importante que as crianças tenham consciência de manter a natureza limpa sempre”, ressaltou.

As alunas Cecília de Oliveira Sampaio e Kaylane Alves da Silva, ambas 9 anos, ficaram impressionadas com o volume de bitucas na areia da praia. “Foi muito divertido participar ação e ser da equipe do ouriço. Minha função foi de anotar os materiais coletado”, afirmou aluna.

A responsável pelo projeto de Educação Ambiental nas escolas, Ofélia Cecília Grelet, disse que foi uma ótima experiência para os alunos terem noção da quantidade de lixo jogado nas praias.

Ao final, os alunos se prontificaram a elaborar um relatório de sugestões educativas e entregar para professora Tânia Aparecida de Souza que encaminhará para a Secretaria de Educação.