por: Taís Fortes

Tampinhas de todas as cores e formas, de todos os tamanhos e pesos. Material que está sendo arrecadado por seis entidades de Venâncio Aires cadastradas no Projeto Tampinha Legal, idealizado realizado pelo Congresso Brasileiro do Plástico (CBP) iniciativa dos três sindicatos do setor (Sinplast, Simplás e Simplavi), com apoio institucional do Instituto Plastivida e patrocínio da Braskem, e que será entregue pelo município pela primeira vez amanhã.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Clóvis Schwertner, o transporte de todo material arrecadado na Capital Nacional do Chimarrão até a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), em Porto Alegre, amanhã, será feito pelo Município, pois já se tem uma viagem agendada até a Capital. Após a pesagem do material, o valor calculado conforme a quantidade de tampinhas arrecadadas e as cores delas, será enviado diretamente às entidades cadastradas no projeto, sem passar pela Prefeitura.

PEDAGÓGICA

Quem está na lista das entidades cadastradas ao Tampinha Legal é a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). No local, o projeto ganhou uma função extra: além de ser uma fonte para arrecadar recursos para a instituição e uma forma de contribuir com o meio ambiente, tornou-se ferramenta de aprendizagem. Isso porque as tampinhas precisam estar separadas por cores na hora da venda, pois os valores variam dependendo da coloração. Assim, para cumprir essa tarefa, a equipe de profissionais da Apae optou por incluir os alunos no processo.

Na sala de aula da turma Nível I de Atividades de Vida Diária (AVDs) do turno da tarde da Apae, enquanto Luís Felipe Dornelles, 14 anos, e João Vitor Velnecker da Silva, 16, separavam as tampinhas de acordo com a cor, a professora Grazieli Cristina Winkelmann relatava que a atividade tornou-se uma ferramenta para trabalhar as cores, as formas, os tamanhos e os pesos de cada um dos objetos. 'Aliamos o projeto à aprendizagem', comenta. Grazieli também observa que isso contribuiu para a abordagem de assuntos relacionados à preservação do meio ambiente e a separação correta do lixo. Lições que são levadas para casa e compartilhadas com as famílias.

A vice-diretora e uma das coordenadoras do Tampinha Legal na Apae, Marilana da Silva Weber, também salienta a importância do projeto e elenca os aspectos positivos que ele gerou à Apae. 'O cunho social se agrega ao pedagógico. É um projeto de rede municipal que nós na escola aderimos e que vai nos dar um retorno de duas formas, principalmente: a questão ambiental, com o descarte correto dos materiais, e a parte pedagógica, que cada professor explora de acordo com a sua realidade em sala de aula', avalia.

ARRECADAÇÃO

Na Apae, além das doações de funcionários, da diretoria e das famílias dos alunos, muitas tampinhas são entregues pela comunidade, por empresas que realizam campanhas de arrecadação com os funcionários, e por meio dos pontos de coleta disponibilizados em diversos estabelecimentos e na própria sede da Apae. 'Esse é um projeto de todos da escola', destaca Marilana. Com a ajuda de muita gente, a entidade já arrecadou 498 quilos de tampinhas, conforme a última contagem feita na sexta-feira, 8, e ainda tem muito material que foi chegando nos últimos dias e precisa ser pesado.

No próximo ano, o Tampinha Legal terá continuidade em Venâncio Aires. Assim, caso alguma entidade tenha interesse em se cadastrar no projeto pode entrar em contato com Schroeder para que sejam repassadas as informações para o cadastro.

Entidades cadastradas

1 Lions Clube Venâncio Aires Melvin Jones

2 Emef Benno Breuning

3 Emef Otto Gustavo Daniel Brands

4 Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae)

5 Organização Não Governamental (ONG) Amigo Bicho

6 Hospital São Sebastião Mártir

>>> Tampinhas brancas e coloridas - R$ 1,90 o quilo

>>> Tampinhas pretas, marrons, douradas, cinzas e pratas - R$ 1,20 o quilo

Como faço ajudar

Quem quiser fazer doações de tampinhas pode procurar as entidades cadastradas no projeto e entregar o material que juntou ou procurar a Secretaria de Meio Ambiente, localizada na rua Sete de Setembro, e falar com Éder Schroeder. O secretário da pasta, Clóvis Schwertner salienta que as tampinhas devem estar limpas e se for possível já podem ser entregues separadas por cor. São aceitos todos os tipos de tampas plásticas.