Até o dia 18 de fevereiro o Projeto Tamar de Ubatuba recebe o projeto “O Mar que queremos", uma realização do Istituto Costa Brasilis em parceria com o Instituto Oceanográfico da USP e a ONG Plastivida. “O Mar que queremos” é uma instalação interativa que pretende promover a sensibilização sobre o lixo no mar como um problema ambiental e o papel de cada um na busca por soluções deste problema.

A instalação convida o participante a refletir sobre a importância do ambiente costeiro e os usos que fazemos dele e a vivenciar os impactos relacionados ao descarte inadequado de resíduos, que chegam ao mar. O visitante mergulha em um túnel do tempo do mar, que passa de limpo a sujo e, após vivenciar a transformação do mar, o participante é chamado à ação e convidado a refletir e registrar o que pode fazer para melhorar a qualidade ambiental do mar.

O Projeto TAMAR começou em 1980 a proteger as tartarugas marinhas no Brasil. Trabalha na pesquisa, proteção e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, todas ameaçadas de extinção: tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta), tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata), tartaruga-verde (Chelonia mydas), tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea) e tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea). Protege cerca de 1,1 mil quilômetros de praias e está presente em 25 localidades, em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso das tartarugas marinhas, no litoral e ilhas oceânicas dos estados da Bahia, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina. Em Ubatuba, recebe o apoio da Prefeitura Municipal. Visite www.tamar.org.br

Onde fica

Endereço: Rua Antonio Athanásio, 273 – Itaguá, Ubatuba/SP