#PraCegoVer: Um aluno segurando um saco plástico enquanto sua colega joga resíduos no lixo e atrás deles dez colegas com a professora recolhendo o lixo.

Projeto “Entenda o Lixo” foi realizado hoje (17/09), na EMEF Pedro João de Oliveira, do bairro Tabatinga, região Norte de Caraguatatuba. A iniciativa foi de uma parceria do Instituto Oceonagráfico da USP com diversas instituições. Foram realizadas a palestra “Lixo nos mares do entendimento a solução” e atividades com os alunos, com intuito de conscientizar sobre a poluição das praias.

Os alunos das professoras Arlete Felix e Tânia Sousa, do 4º e 5º ano A, participaram pela manhã da palestra “Lixo nos mares do entendimento a solução”. Em seguida, recolheram lixos na Praia Tabatinga, e por fim separam os resíduos por categoria.

A Prof.ª Maria José, que acompanhou os alunos, disse que desde 2015 a escola vem se preocupando em abordar temas ambientais. O aluno do 4°A, Juan Vitor, que participou das atividades, disse ter gostado da ação: “Acho importante para não poluir o lugar que a gente está”.

O Projeto foi aplicado pela Oceanógrafa, Elisa Van Sluys Mench, que trabalha com Educação Ambiental na Universidade de São Paulo (USP). “A ideia é sensibilizar as crianças com relação ao resíduo solido no mar”, diz ela.=

Na próxima segunda-feira, Elisa pretende voltar para dar continuidade às atividades. A oceanógrafa vai mostrar os dados da coleta e falar sobre consumismo e redução do consumo de geração de resíduos sólidos. Ela confirmou que o projeto será realizado também em outras escolas da cidade. “Estamos abertos para fazer onde for possível”.

A ideia surgiu dentro do Laboratório de Manejo, Ecologia e Conservação Marinha do Instituto Oceanográfico da USP em São Paulo e se estendeu por meio de um convênio com a Plastivida, Braskem, Dow e o Fórum Setorial – Por um mar mais limpo.

 

Fotos: Luís Gava/PMC

Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba